PREOCUPAÇÃO DO RPPS, PARA CUMPRIMENTO DA META

11/06/2018 11:39
  • MOMENTOS DE PREOCUPAÇÃO PARA CUMPRIMENTO DA META ATUARIAL DOS RPPS
                Fatos preocupantes que estão acontecendo no Brasil, vem influenciando significadamente nos investimentos dos RPPS. Os países emergentes tiveram saída líquida de capital estrangeiro de US12,3 bilhões em maio, a maior fuga de investimentos desde novembro de 2016. Essa saída de recursos deve-se a uma combinação de fatores, alguns locais - como problemas de financiamento externo na Argentina e na Turquia e a paralisação dos caminhoneiros no Brasil - e outros globais - como a nova rodada de tarifas dos EUA e as ameaças de retaliações e incertezas políticas na Espanha e Itália, que levam à valorização da moeda americana.
                 Para completar, a economia mundial vive um cenário de aumento de juros nos EUA e dólar forte.
                 Na verdade, a sensação de que as coisas estavam ficando feias vem desde a greve dos caminhoneiros, mas a situação está se agravando ainda mais, pois o mercado jogou a toalha, fechou o caixa e correu para o dólar, achando demais confiar o futuro do país ao próximo presidente.
                 Diante de tudo isso, entendemos que este cenário poderá trazer impactos no lado fiscal do país, portanto ficaremos mais cautelosos nos nossos investimentos, posicionando nossos investimentos em vértices médios e curto prazo, não se preocupando no momento pelo cumprimento da meta atuarial, mas pela proteção da carteira de investimentos do RPPS.
    Teixeira Soares, 11 de junho de 2018.
    João Carlos Padilha - Diretor Financeiro