Certificação Profissional CPA-10

28/09/2015 11:52
MUNICÍPIO DE TEIXEIRA SOARES, CONTA DESDE O ANO PASSADO COM CINCO FUNCIONÁRIOS APROVADOS NO CPA 10-ANBIMA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES DOS MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS)

 

 

Com os novos resultados, o Fundo Financeiro Municipal de Teixeira Soares já soma cinco servidores certificados e isso trará ainda maior segurança para os recursos previdenciários.  

Integrantes do Comitê de Investimentos e servidores da Prefeitura Municipal de Teixeira Soares foram aprovados no exame de Certificação Profissional ANBIMA (CPA-10). Os funcionários Regis, Lucimara, Cleidenéa e Claudicéia participaram do curso de preparação para o CPA 10, realizado pela Caixa Econômica Federal no período de 15 a 19 de setembro de 2014, ministrado pelo professor Gaioski e todos foram aprovados na prova.

 

Embora a certificação fosse obrigatória apenas para o gestor dos recursos do Fundo de Previdência, a Portaria nº440, do Ministério da Previdência Social exige que a partir de 01/01/2015, a maioria dos membros que compõem o Comitê de Investimentos estejam devidamente certificados, e preparados para auxiliar a diretoria executiva do Fundo Financeiro Municipal de Teixeira Soares na gestão de seus recursos financeiros, que hoje ultrapassa os R$4.000.000,00 (quatro milhões de reais).

O CPA-10 é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). A certificação de mais quatro servidores é importante porque atesta que o Fundo conta, além do gestor, com uma equipe técnica habilitada e com pleno domínio das atividades financeiras. Isso faz com que o Fundo tenha maior segurança na tomada de decisão e na gestão dos recursos previdenciários. A capacitação para institutos de previdência é indispensável porque os RPPS atuam no mercado financeiro aplicando grande parte dos recursos em fundos de investimento, e importante também para que as prefeituras possam obter o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária).